sábado, 25 de setembro de 2010

Céu, Sol, Sul...


Apesar da semana de comemorações da principal tradição gaúcha estar acabando, me permito aqui prestar minhas considerações sobre...
Não pretendo aqui tecer críticas ou enaltecer algo sobre essa festividade, mas sim salientar algo muito presente no cotidiano do gaúcho como um todo, presente em qualquer estado ou proveninente de outros países fronteiriços...o bairrismo...
De tão forte e presente que isso existe por aqui, que percorre muitas vezes o caminho do cômico ao assunto sério...
De início gaúcho não gosta e nunca vai ter admiração em ser comparado a qualquer peão em algum piquete...por mais que as práticas se assemelhem, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa...
Todo gaúcho é ator coadjuvante de algum fato importante da história, qualquer gaúcho que esteja em destaque mundial, é louvado demasiadamente podendo até ser beatificado...
Todo gaúcho esteve presente no maior frio de renguear cusco da história recente em São José dos Ausentes, já presenciou os mais fortes minuanos em algum lugar da fronteira, e com certeza deve ter registrado o maior calor da história na Grande Porto Alegre, sem esquecer de mencionar que possuímos a maior praia do mundo...err...bom..tudo bem...praia...
Na música, com muito respeito, a porcentagem de pessoas que não sabem cantar o Hino Rio-Grandense é menor em relação aos que não sabem o Hino Nacional...existe até um mínimo de conhecimento musical que todo gaúcho deve ter...se não conhecer alguma do Teixerinha então...
Mesmo tendo gosto diferente pela música como o punk, a única que é entoada em verso e prosa é aquela apresentada pela Graforréia...eu mesmo tenho um bairrismo enorme quando vejo algum guri tendo orgulho de si cantando Faroeste Caboclo...ora faça-me o favor...Joquim é muito mais música e com mais conteúdo...
E não adianta teimar, espernear, nos taxar como teimosos ou ironizando como separatistas eternos, esse sangue quente provavelmente arquitetado pelo nosso passado em um Tratado, nos torna ainda mais castelhanos que "brasileiros"...algum brasileiro gosta de "castelhanos"?
Antes que alguém insista mais nessa peleia...terminando essa proseada...como não posso negar minhas raízes...poderia ficar horas a fio argumentando mais e mais cevando um bom mate...concordando ou não...encerro por aqui...e tenho dito!

2 comentários:

  1. Ain esses gaúchos....
    .... Adorooo!
    parabens lipe, os textos estão muito bons!
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. eu sou e não negoo. muito orgulho \o/
    e com certeza Joquim
    adooorei
    bjsss

    ResponderExcluir